terça-feira, 5 de maio de 2009

Quem faz mal há décadas não devia queixar-se de campanhas negras nem de crise externa...


Algumas das pessoas com quem contactei nas campanhas de rua dos últimos dias perguntavam:
- Mais partidos? Para quê mais um se todos dizem a mesma coisa?

A minha resposta pode discorrer sobre muitas coisas mas, nenhuma é tão rotunda como esta imagem que demonstra a incapacidade dos principais partidos que têm alternado no poder em cumprir a função para a qual os seus fundadores se empenharam. Em suma, há décadas que nos andam a enganar e só a falta de melhores alternativas justificam que os portugueses não mudem de rumo. Por isso estamos a criar, de raiz, um novo partido que represente uma nova geração de políticos que possa situar Portugal no caminho do desenvolvimento comparável aos dos restantes parceiros europeus. E com isto abro espaço para a imagem antes referida. veja-se que o PIB português diverge há uma década do PIB europeu médio. Lembram-se quando a Grécia nos acompanhava, vejam agora a dianteira que já ganharam...Com este empobrecimento as nossas políticas sociais são uma utopia e as reformas podem ser uma promessa tipo brincadeira de "mau gosto". Ficou claro porque é necessário um novo partido?



Em relação à segunda pergunta: nem todos os que dizem a mesma coisa fazem a mesma coisa. Dizer e fazer são coisas completamente diferentes. Eu que sou professor, tenho no início do semestre centenas de alunos com intenção de fazer um grande percurso académico, declarando que vão empenhar-se ao máximo e atingir os objectivos. No entanto, no final do semestre conclui-se que nem todos cumprem e só uns poucos daqueles que cumprem o fazem com desempenho excelente. Se eu conseguiria distinguir o mérito pelas declarações dos primeiros contactos? Claro que não! Por isso convém fazer uma apreciação dos elementos curriculares dos candidatos pois quem tem qualidade dá mais garantias e quem falhou no passado oferece menos garantias, estatisticamente a decisão baseada na imagem falha mas, paradoxalmente, é aquela que os maus políticos mais querem expor para enganar incautos. Por favor portugueses em geral e nordestinos em particular, vamos ser mais exigentes com os políticos que escolhemos e com a forma como os escolhemos. Eleger governantes não pode ser um simples jogo de tentativa e erro.

Abraço,
Sérgio Deusdado
MMS-Distrito de Bragança

4 comentários:

Sérgio Bernardo disse...

Caro Sérgio Deusdado
Excelente artigo.
Sinto que a nossa dificuldade maior será termos de ouvir o que as pessoas gostariam de dizer aos outros partidos. Há um descrédito generalizado e profundo nos partidos e nos políticos. Resta-nos lutar continuamente pela tentativa de passarmos a mensagem do MMS. Os portugueses que julguem. Mas creio que 35 anos já bastam.
Cumprimentos
Sérgio Bernardo
http://atexturadotexto.blogspot.com

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Concordo.
A qualidade da liderança é fundamental. Portugal produz bons líderes mas, o sistema partidocrático altamente conservador não permite que alguma vez esses mesmos líderes ascendam ou, sequer, tenham consciência das suas reais potencialidades.

India disse...

O problema, na minha opinião, é que a maioria das pessoas já está tão saturada de tudo isto que acaba por meter no mesmo "saco" todos os políticos. Apesar disso, eu também acredito no mérito de alguns e mudar é sempre possível;)

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Obrigado India,

Como alguém disse:

"Em democracia, quem não se interessar por escolher os melhores para governar vai acabar por ser governado pelos piores"

Qualquer semelhança desta afirmação com a situação actual do país não é pura coincidência!

Cumps,
SD

Enviar um comentário

Os comentários deverão pautar-se por regras de ética e boa educação. Obrigado pela sua participação cívica.

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?