quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Aproveitar o *M*É*R*I*T*O* dos Portugueses

Ao incluir a palavra “mérito” na sua denominação, o partido MMS pretende ser elitista?

Não. O MMS é um partido que nasce da sociedade para a sociedade. Fundadores, dirigentes e colaboradores são cidadãos comuns, sem anteriores responsabilidades políticas ou historial de militância nos partidos tradicionais. O MMS tem como objectivo promover, pela boa governação, a qualidade de vida dos portugueses, o que é um princípio abrangente e sempre em benefício de todos os portugueses. A valorização e adopção do “mérito” está em clara oposição com o conceito de gestão pública baseada em distribuição de cargos dirigentes por correligionários políticos pouco qualificados, nomeados em cascata, pelos diferentes níveis de chefia da administração pública.


O que significa a palavra “mérito” para o MMS?

Mérito significa a qualidade positiva que a sociedade reconhece a pessoas ou organizações que realizaram acções de excelência nas suas áreas de actividade, actuaram valorosamente contra a indignidade, protegeram a vida, desenvolveram conhecimento, melhoraram a tecnologia pró-humana, adicionaram às artes, conseguiram ou consolidaram a paz, se entregaram à causa social e humanitária, ou simplesmente por reconhecerem acções meritórias. O conceito de mérito é vasto, contudo essa ambivalência nunca deverá ser usada para subverter a verdadeira identidade do mérito e, nesse sentido, para o MMS, o mérito nunca poderá ser visto como elemento divisionista entre fracos e fortes, perdedores ou vencedores. O verdadeiro mérito, na concepção do MMS, deve unir-nos na vontade de melhorar todos os dias naquilo que somos e no que fazemos. Valorizar o mérito é fundamental para fomentar o desenvolvimento sustentado da sociedade e combater a corrupção. O reconhecimento do mérito é um conceito tão antigo como a própria vida, na sociedade moderna sobressaem os famosos prémios Nobel como exemplo mundial de reconhecimento do mérito. Defender o mérito significa defender todos os valores que lhe estão subjacentes, nomeadamente, a seriedade, o trabalho, a responsabilidade, a dedicação e a competência. Em termos simples, o que o MMS defende é a promoção do mérito dos portugueses.


O MMS defende a meritocracia?

Claramente, NÃO. O MMS defende intransigentemente a democracia. O povo, em eleições livres e justas, deverá eleger como e por quem aceita ser governado durante a próxima legislatura. O sistema democrático, na concepção actual, depende do desempenho dos partidos e, reside aí um dos grandes problemas de Portugal. O povo deve exigir aos partidos que apresentem candidatos que representem os melhores e mais qualificados talentos para a governação do país. Nesse sentido, os partidos cumprirão o seu papel se aplicarem critérios meritocráticos para permitir a captação e ascensão dos melhores candidatos. Para diminuir a excessiva exposição de um país aos partidos, o MMS defende que a gestão pública deve ser despartidarizada e desempenhada pelos mais competentes, seleccionados por critérios meritocráticos. Estes quadros garantiriam ao país uma estrutura muito mais competente para a implementação das políticas ditadas pelas diferentes equipas ministeriais, potenciando o papel da governação e do poder político. Esta estrutura não seria julgada por critérios políticos mas sim por critérios técnicos de desempenho, no sentido de garantir, em permanência, altos níveis de eficiência na “máquina estatal”.


O MMS quer pôr em prática a valorização do mérito no desenvolvimento da sociedade. Votando na ideias do MMS está a votar em si e no seu valor.

Abraço,
Sérgio Deusdado – MMS Bragança
sdeusdado@mudarportugal.pt

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?