sábado, 16 de maio de 2009

De 150.000 para 4.000 vai uma grande distância, a distância da mentira...



Os dados do desemprego revelados ontem pelo INE para o primeiro trimestre de 2009 não podem deixar ninguém indiferente. Lê-se na notícia do Público (texto integral aqui):

"...
A subida abrupta do desemprego está confirmada. A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2009 registou a maior subida desde 1983, apenas comparável à verificada no quarto trimestre de 2002. Só nos últimos três trimestres foram destruídos cerca de 130 mil postos de trabalho e reduziu-se a 4 mil os empregos criados no mandato deste Governo. Até o Estado está a contribuir para a descida do emprego.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego elevou-se para 8,9 por cento da população activa, quando no trimestre anterior se situava em 7,8 por cento.
..."

De 150.000 empregos prometidos para 4.000 cumpridos vai uma grande distância, a distância da mentira. Para os que dizem que o Governo não tem responsabilidade directa na criação de emprego relembro que a taxa de execução do QREN é um sinal claro da incompetência na utilização do instrumento mais poderoso que o Governo dispõe para interferir positivamente na criação de emprego. Essa taxa de execução é ridícula, apenas 3% (ler aqui notícia do SOL)!

Todos os dias assistimos a comitivas governamentais que se deslocam a inaugurações rodeadas de mediatismo mas, o que os portugueses queriam era que houvesse frequentes reuniões de crise para acelerar as políticas necessárias para combater a crise. Enfim, democracia para o povo não podem ser apenas votar nos momentos de eleições, é necessário criar as condições para que quando haja eleições haja também propostas credíveis para mudar e isso não se faz de braços cruzados ou apenas criticando, juntem-se ao MMS para construir um Portugal melhor.

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?