terça-feira, 30 de junho de 2009

O prémio Lemniscata passou por aqui..

A Textura do Texto atribuiu o Prémio Lemniscata ao blogue do MMS-Bragança. Expresso aqui o meu agradecimento ao Sérgio Bernardo pelo prémio e, como manda a tradição, farei a selecção de 7 outros blogues que, em meu entender, merecem a distinção Lemniscata.


O selo deste prémio foi criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos seus leitores."
Sobre o significado de LEMNISCATA:LEMNISCATA: “curva geométrica com a forma semelhante à de um 8; lugar geométrico dos pontos tais que o produto das distâncias a dois pontos fixos é constante.
Lemniscato: ornado de fitas. Do grego Lemniskos, do latim, Lemniscu: fita que pendia das coroas de louro destinadas aos vencedores(In Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora)
Acrescento que o símbolo do infinito é um 8 deitado, em tudo semelhante a esta fita, que não tem interior nem exterior, tal como no anel de Möbius, que se percorre infinitamente.
Texto da editora de “Pérola da cultura”



Seguindo as regras, este prémio é para ser atribuído de seguida a 7 blogues. Assim, sem qualquer ordem prévia:

Ler - http://ler.blogs.sapo.pt/
Norteamos - http://norteamos.blogspot.com/
Transmontar - http://transmontar.blogspot.com/
Desafio de Mudança - http://desafiodemudanca.blogspot.com/
Cidadãos Contra a Corrupção - http://cidadaoscontracorrupcao.blogspot.com/
Masaedo (Macedo de Cavaleiros) - http://masaedo.blogspot.com
Regiões - http://regioes.blogspot.com/


Muitos mais mereciam o prémio mas, penso que os escolhidos também o merecem.
Penso que mais do que chegar a qualquer avaliação qualitativa dos blogues, o objectivo deste reconhecimento é dar ânimo aos autores para que continuem pois o seu trabalho tem admiradores e acrescenta à blogosfera.

Abraço,
Sérgio Deusdado

9 comentários:

Antonio Almeida Felizes disse...

Caro Sérgio Deusdado,

Em nome do Regionalização agradecemos e ficamos muito orgulhosos por esta V/ distinção.

Este é mais um estímulo no sentido de prosseguirmos com esta empreitada que visa o debate de ideias em torno de novas soluções administrativas que possam vir a propiciar a correcção das actuais assimetrias de desenvovimento que se verificam neste país.

O MMS-Bragança, a uma escala mais específica, tem, precisamente, estes mesmos objectivos e é por isso que desejo os maiores sucessos a este Movimento que o meu amigo superiormente lidera.

Mais uma vez o nosso muito obrigado.

Cumprimentos,

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

aro António,

Obrigado pelas suas palavras. Todos sabemos que a regionalização é, cada vez mais, uma transformação inadiável. O conhecimento e a reflexão gerados pelo blogue Regiões é louvável e, estou certo, muito enriquecerá o debate político na luta pela regionalização.

Cumps,

Cavaleiro Andante disse...

Caro Sérgio
As distinções, possuam as mesmas uma amplitude maior ou menor, não são necessárias. Contudo, não deixam de ser saborosas. Particularmente para quem mantém um "blog" alimentado a um genuíno sentir transmontano. As "Cousas" nasceram de um orgulho muito particular em ser de uma terra que não é melhor que as outras. É diferente... Será essa diferença que manterá a sua existência. Ainda bem que é lido e apreciado por outra gente com sentir semelhante...

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Caro Cavaleiro,

Gosto muito de o ler, sobretudo quando escreve em "mirandês de Macedo" sobre as "cousas". Como disse Fernando Pessoa: "A língua Portuguesa é a minha pátria". Nós temos duas pátrias a transmontana e a portuguesa.

Cumps,

Cavaleiro Andante disse...

Acho curiosa a expressão "mirandês de Macedo". Poderá haver algumas influências leonesas, tal como no Mirandês. Mas também as há provenientes da Galiza. E de um mundo próprio construído a "erbanços", "chícharos", "grôdios", "escaleiras", "cibos", "bibaus" e tantas outras coisas que se incluem, segundo os filologistas, no reconhecimento do "dialecto transmontano". Já o saudoso Abade sabia disso... E tentou que não se esquecesse...

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Tem razão cavaleiro,

pensei na melhor expressão para não ferir as sua susceptibilidades mas não correu bem.
Promovo então o "dialecto transmontano" a língua transmontana.

Abraço,

V. de Linhares disse...

Com um indesculpável atraso, manifesto-lhe um sensibilizado agradecimento. É estimulante conhecer a auto-denúncia pública de leitores atentos e interessados.
1 Abraço e sucesso para os desafios outonais.

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Muito obrigado caro V. de Linhares,

A cada novo post do seu blogue reforço a convicção de que atribuir-lhe o prémio Lemniscta foi justo e merecido. Faça-nos o favor de continuar a partilhar o seu saber.

Abraço,

Enviar um comentário

Os comentários deverão pautar-se por regras de ética e boa educação. Obrigado pela sua participação cívica.

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?