segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pensão média em Bragança é de 272 euros, em Lisboa é o dobro


O JN noticiou ontem algo que importa recordar a quem nos (des)governa:


"Portugal tem 1,8 milhões de pobres. Por coincidência, é esse o número de reformados existentes no país e cuja pensão média é de 385 euros. Mas uns serão mais pobres do que outros. Só os de Lisboa e Setúbal ganham, em média, acima do salário mínimo.


No outro lado da lista está Bragança, cuja pensão média (272€) é quase metade da paga na capital (504€). São os dois extremos de uma realidade tantas vezes repetida em Portugal: o país não é homogéneo e se, por norma, as reformas são baixas, o certo é que numas zonas são mais miseráveis do que noutras.

Os números são aproximações feitas pelo JN com base nos dados da Segurança Social, mas deixam claras as disparidades regionais: Bragança é o distrito com as mais baixas reformas. Aliás, fazendo pontinhos num mapa, a região Norte surge pintada a vermelho: depois de Bragança vêm as vizinhas Vila Real e Guarda que, colada a si, tem Viseu em quarta posição. Os lugares seguintes são ocupados pelos Castelos, o Branco e o de Viana.

Só depois surgem os concelhos do Alentejo, Açores e Algarve. E no topo? Lisboa e Setúbal, os únicos em que a pensão média está acima do salário mínimo nacional, este ano fixados nos 450 euros. O Porto está em terceiro lugar. Em média, cada um dos seus reformados ganha 422 euros."


Pois haverá muitas explicações. Cada uma melhor que a outra e cada qual mais inútil que a próxima. O que precisamos é de acção, é de mudar de política para o desenvolvimento do Interior. O MMS é o único partido que defende o desenvolvimento do Interior como factor competitivo, elevando essa medida à categoria de desígnio nacional. Nas próximas Legislativas vamos ouvir os mesmos discursos de sempre dos políticos de sempre. Há 35 anos que os transmontanos andam a ser enganados, no dia 27 de Setembro há mais uma oportunidade para demonstrar que queremos mudar e, o MMS merece a oportunidade de fazer muito melhor por Trás-os-Montes. A acção só poderá acontecer pelos votos, se não nos derem oportunidade nada poderemos fazer senão falar. E no dia em que o MMS se cansar de falar, continuaremos a ouvir que ninguém quer fazer nada por Trás-os-Montes. Da nossa parte estamos a fazer tudo para que a história não acabe assim.

Abraço,
Sérgio Deusdado

2 comentários:

Sérgio Bernardo disse...

Boa noite caro Sérgio Deusdado
O blog A textura do Texto destingue por esta forma o Blog Regional do MMS Bragança com o Prémio Lemniscata.
http://atexturadotexto.blogspot.com/2009/06/premio-lemniscata.html

Sérgio Deusdado - MMS Bragança disse...

Muito obrigado pela distinção caro Sérgio Bernardo.
Vou ponderar e dar continuidade à tradição Lemniscata.

Abraço,
SD

Enviar um comentário

Os comentários deverão pautar-se por regras de ética e boa educação. Obrigado pela sua participação cívica.

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?