sábado, 1 de agosto de 2009

Fim de Linha: a demonstração de que há melhor solução

É justo um elogio ao jornalista João Faiões (correspondente em Bragança) e à sua equipa pela reportagem "Fim de Linha" exibida há dias na SIC, dedicada a revelar comparativamente o aproveitamento da linha estreita ferroviária que fazem os espanhóis e que contrasta com a má gestão e o abandono que acontece em Portugal.

O MMS sempre foi um defensor da solução da recuperação e da activação dos transportes ferroviários no Interior do país. A linha do Tua é um exemplo paradigmático de como a má governação pode condenar uma região aos sub-desenvolvimento e ao isolamento. A CP e a Refer estão no top das empresas públicas que mais prejuízo dão ao Estado, têm uma gestão pública que é nomeada pelos políticos e, nas decisões fundamentais são mesmo os políticos do Governo em funções que assumem o comando. Note-se que é esta mesma equipa que nos quer fazer embarcar na aventura do TGV, gastando milhares de milhões, mas que se recusa a fazer a manutenção séria e o possível aproveitamento do património ferroviário existente. Veja a reportagem e tire as suas próprias conclusões.




Abraço,
Sérgio Deusdado

Comments (2)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
"Note-se que é esta mesma equipa que nos quer fazer embarcar na aventura do TGV, gastando milhares de milhões, mas que se recusa a fazer a manutenção séria e o possível aproveitamento do património ferroviário existente." Pois é, obras de milhares de milhões que não servem o bem-estar social devem de avançar, mas algumas obras de manutenção e aproveitamento de novas oportunidades com o património já existente ficam na gaveta. Mais cego é aquele que não quer ver...

Cumprimentos.
1 reply · active 817 weeks ago
Pois é caro Vítor,

Parece até que são os espanhóis que estão a comprar algum do nosso material circulante mais velho para o recuperarem e colocarem ao serviço do seu turismo. Eles é que sabem! Depois lá vão os portugueses fazer turismo a Espanha e a ficar encantados com aquilo que era nosso e que não soubemos aproveitar. E note-se que eles têm muitos TGVs, por isso uma coisa não impede nem é incompatível com a outra, simplesmente são meios diferentes para fins diferentes.

Cumps,

Post a new comment

Comments by

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?

 
web site traffic statistics