sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bragança perde deputado na Assembleia da República

Foi ontem conhecido o mapa de mandatos para as próximas eleições Legislativas, a realizar em 27 de Setembro. Bragança perdeu um deputado, o que equivale a uma redução de 25% da sua representação parlamentar. Por muitas autoestradas que nos prometam, a realidade está à nossa frente. Em termos comparativos, o distrito de Bragança está enfraquecido, empobrecido e em perda acelerada da sua maior riqueza: a população.


Qualquer dia temos eleições legislativas com círculos uninominais forçados nas regiões do Interior. Todo o Interior somado não representa quase nada em termos de representação parlamentar. É uma vergonha para quem tem governado e propiciado tal diferenciação. As populações do Interior são cada vez mais comandadas à distância e por quem não tem qualquer mandato para sua representação específica. O MMS não pactuará nunca com este abandono de metade do país. É preciso mudar o sistema eleitoral, pois quem olha para este mapa e pensa no futuro não pode ficar indiferente a esta realidade.

Nalgumas aldeias transmontanas, quase a desaparecer em número de habitantes, a democracia nem pode existir verdadeiramente pois nem sequer há população para fazer listas eleitorais de pelo menos dois partidos. Triste. É tempo de mudar!


Abraço,

Sérgio Deusdado

mmsbraganca@gmail.com

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?