quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ecos da imprensa na entrega da lista do MMS às Legislativas em Bragança

Reproduzo na íntegra o artigo da jornalista Carla Gonçalves do Mensageiro de Bragança que retrata com muita qualidade jornalística aquilo que foi a entrega da lista do MMS por Bragança às Legislativas 2009 e as declarações que produzi nesse momento.







O Movimento Mérito e Sociedade (MMS) já entregou no Tribunal de Bragança as listas de deputados à Assembleia da República pelo distrito.

Com Sérgio Deusdado como cabeça de lista, seguem mais quatro pessoas cujo nome será revelado numa sessão pública a promover futuramente. Em traços gerais, o candidato diz que a lista do MMS é constituída por pessoas da região, ou que vivem aqui há mais de dez anos, “altamente qualificadas” e que já representam a região através da sua profissão.

“É uma lista jovem, constituída por doutores, mestres e licenciados. São profissionais de mérito, que não estão agarrados a conceitos anacrónicos de direita ou de esquerda e que, acima de tudo, querem defender as pessoas”, defendeu o candidato.

Com esta candidatura, Sérgio Deusdado visa dar à região “uma voz diferente, livre de amarras partidárias”. No entender do candidato, até hoje, a região tem sofrido as consequências de não ter representantes “livres” no Parlamento. Sérgio Deusdado garante que com o MMS não será assim, até porque os deputados eleitos por este partido não estão obrigados à disciplina partidária.

“Os deputados que forem eleitos por Bragança vão defender, em primeiro lugar, as pessoas que o elegeram. Isso não acontece com os deputados da nossa região. Nas principais causas, como as da saúde, da educação, da Linha do Tua, nunca vimos nem sequer um deputado da região a pugnar pelas causas”.

O candidato espera conseguir a eleição de um deputado, mas admite que há muitas dificuldades, agravadas com a perda de um deputado pelo círculo eleitoral de Bragança.

Sérgio Deusdado acusa mesmo o PS e o PSD como responsáveis da actual situação, criticando ainda as escolhas feitas pelos sociais-democratas para Bragança.

“Não bastava irmos perdendo representatividade como ainda há um partido que acha normal subtrair um deputado da lista de Bragança para uma pessoa que não é de Bragança e não tem qualquer afinidade com a região”, afirmou, referindo-se à escolha de José Ferreira Gomes como cabeça de lista do PSD por Bragança.

O candidato entende que essa é mais uma forma de “subjugar o distrito ao interesse partidário e não ao interesse das pessoas da região” e deixa como proposta para uma “democracia plena” a votação em listas uninominais.

“O MMS defende as listas uninominais onde seria possível às pessoas votarem num único candidato e tê-lo como seu representante”, apontou.

Fora das eleições autárquicas

O MMS não vai apresentar-se às eleições autárquicas devido à falta de pessoas para formar listas. Sérgio Deusdado explicou que no MMS não há duplas candidaturas e assumiu as limitações de um partido novo que “não pretende fazer listas só para aparecer”.

No entanto, o movimento mostrou-se já disponível para apoiar candidaturas independentes que se identifiquem com os valores do partido.


in Mensageiro Notícias, por Carla Gonçalves.

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?