terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bragança fica muito mal nesta fotografia: Estudo do Acesso aos Cuidados de Saúde Primários do SNS


(Fig. nuclear do relatório, clicar aqui para aceder ao doc. completo do estudo da ERS)


Este novo estudo da Entidade Reguladora da Saúde - ERS só vem provar o que todos já sabíamos. Bragança tem um dos piores serviços públicos de saúde do país, e só não é pior pela elevada qualidade do profissionais que dedicam o melhor do seu esforço a servir, com os exíguos meios de que dispõem, todos os dias uma população bastante envelhecida e carente de serviços de saúde.


As distâncias a que muitos dos residentes do distrito têm de se deslocar para serem atendidos é, comparativamente com o resto do país, uma prova da irresponsabilidade e do abandono a que querem submeter as populações mais desfavorecidas do interior nordestino. A agravar esta situação estão as fracas ligações rodoviárias do distrito, que por muita publicidade que o PS (com dinheiros públicos - veja-se a campanha "estradas XXI") faça às novas acessibilidades, o estado real das ligações é muito deficitário, e é com essas condições que temos de viver (ou morrer).


E que dizer do tão prometido helicoptero para mitigar essas lacunas, helicóptero esse que ainda deve estar nos estaleiros de construção pois está constantemente a ser adiada a sua entrega ao distrito. E como é possível a uma vítima de AVC chegar a Bragança, vinda de qualquer um dos cantos do distrito, com boas probabilidades de sobreviver ou até de evitar sequelas graves que decorrem do excessivo atraso nos cuidados de saúde de urgência necessários nestes casos? Perdoem-me a crueza das palavras: simplesmente, não é!


Tudo isto não é demagogia nem campanha anti-governo. Tudo isto é lutar pela região e pela saúde das suas gentes. Tudo isto está explícito no relatório/estudo hoje apresentado. Tudo isto é falta de uma política séria de saúde, algo que deveria ser um dos pilares de qualquer Governo. Com a saúde não se brinca!! O país demitiu o anterior ministro da Saúde mas aquilo que era mais importante demitir era a sua pérfida obra e isso ficou. Não entendo. Afinal o que é que não era admissível, o personagem ou o desempenho?


E o que fazem os nossos deputados, os da região, os que foram eleitos com os votos das pessoas da região? É triste constatar que, nesta legislatura, os deputados do PS nunca estiveram ao lado da sua gente, permanecendo ausentes, sempre fieis à disciplina partidária e ao carreirismo político, não demonstrando qualquer pejo em abandonar a população nas suas lutas por melhores serviços de saúde. Todos sabemos disso. E os deputados do PSD? Num distrito que é tradicionalmente de direita, os responsáveis pelo PSD não tem sabido servir o seu eleitorado tradicional e por isso perderam muito terreno. Mesmo sendo a saúde uma das "paixões" dos dirigentes locais do PSD, a actuação no passado recente no Ministério da Saúde revelou-se desprovida de qualquer estratégia, expondo-se a obra (mormente construção civil) à total obliteração dos governantes que os sucederam.

O MMS compromete-se a assumir as causas da população por melhores serviços de saúde. Sem saúde não há nordeste transmontano que resista, temos plena consciência disso e sabemos pensar aquilo que é essencial para o nosso futuro. Inclusivamente, o MMS defende a criação de uma faculdade de Medicina em Bragança, por forma a garantir médicos na região, que sintam a região como sua.


Abraço,

Sérgio Deusdado
sdeusdado@mudarportugal.pt

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?