segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Legislativas 2009: Apreciação dos resultados eleitorais pelo MMS-Bragança

(clique na imagem para a ampliar)

Boa noite,

Em primeiro lugar, quero agradecer aos meus parceiros e parceiras de lista que me acompanharam e apoiaram neste enorme desafio. Depois, cumpre agradecer aos 195 eleitores (passe a redundância dos cinco da lista, e isto importa porque noutros partidos nem os da lista podem votar no distrito) que nos escolheram de entre 13 candidaturas para representar Bragança na Assembleia da República. Bem hajam por se terem libertado das ideias da velha política e terem tido a visão da renovação dos políticos e das políticas que melhor serviriam a nossa região. O MMS não vos defraudará, mesmo não tendo eleito um deputado, fica o compromisso de continuar a defender a região e de fazer uma oposição construtiva para que os que foram eleitos façam o máximo pela região.

Quando assumi a candidatura por Bragança representado a alternativa do MMS tinha a consciência que, num distrito como Bragança, com as condicionantes existentes na eleição de deputados, era missão impossível a eleição, mas ainda assim, era possível passar uma mensagem de mudança e de ideias para a defesa e o desenvolvimento da região. Foi nesse desiderato que baseamos a nossa campanha. Contudo, o enorme desconhecimento do MMS no distrito era uma barreira muito dificilmente transponível com os nossos meios. Ainda assim fizemos uma campanha com visibilidade nos media regionais e, das mais variadas maneiras, demos a conhecer as nossas propostas. Fizemos uma campanha de proximidade, falando com as pessoas face a face e com poucos meios fizemos muito. Não foi possível visitar todos os concelhos do distrito, não por desrespeito mas simplesmente por falta de meios. Vivemos num distrito com a população muito envelhecida e sem grande acesso à informação, onde a mudança de mentalidades tem de esperar pela mudança de gerações. Veremos se a região pode esperar esse tempo.

Nem tudo foi em vão. Em votos absolutos, o MMS-Bragança melhorou a sua votação em comparação com as Eleições Europeias, subimos 11% para 195 votos no distrito. Isto é relevante porque todos os restantes pequenos partidos perderam votos comparativamente com essas últimas eleições Europeias, por isso o MMS subiu um lugar na ordenação dos partidos concorrentes. Em termos percentuais obtivemos 0,23% dos votos expressos no distrito de Bragança e, por todos os concelhos do distrito há eleitores do MMS. É importante que estas votações possam ter tradução na manifestação de disponibilidade para representar o MMS ao nível concelhio. Estamos totalmente abertos a receber propostas neste sentido, precisamos de gente capaz para implantar o MMS em todos os concelhos do distrito de Bragança. Temos a consciência que o projecto político do MMS está a dar os primeiros passos, temos de manter a perseverança e confiar na valia das ideias que estão na base da fundação do MMS para MUDAR PORTUGAL.

Grande abraço,
Sérgio Deusdado

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?