segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Anúncio público de demissão da Comissão Política Nacional e do cargo de representante regional do MMS Bragança

Caras amigas e amigos,

Venho por este meio anunciar a minha demissão da Comissão Política Nacional do MMS e do cargo de representante regional do MMS-Bragança, comunicada à presidência do partido, aos órgão competentes e, consumada logo a seguir às Eleições Legislativas, mas só agora anunciada publicamente para não interferir com as campanhas dos candidatos do MMS às Eleições Autárquicas.

Paradoxalmente, os princípios que me fizeram aderir ao MMS e disponibilizar-me para trabalhar em prol do partido, são os mesmos (mas pelo seu incumprimento) que me levaram à dissidência com a actual presidência do partido e motivaram a minha saída. Durante a preparação da campanha, pré-campanha e campanha eleitoral das Legislativas 2009, tudo fiz para que o MMS tivesse um programa eleitoral digno desse nome, fizesse uma campanha pela positiva, apresentasse as ideias fundadoras de forma construtiva e passasse a mensagem de que o MMS entrara no panorama político para ser parte da solução dos problemas dos portugueses. Mesmo integrando a Comissão Política Nacional, todos os meus esforços para contribuir para o rumo que considero adequado a um novo partido não impediram que o MMS se apresentasse aos portugueses com uma campanha de sinal negativo e ultra-crítica, nem que ideias radicais fossem empoladas como emblemáticas do partido. Nenhuma dessas orientações é condizente com o manifesto do partido e portanto considero essa estratégia como uma opção pessoal do presidente do MMS que não posso subscrever, restando-me como única saída a minha demissão dos órgãos sociais.

Todos sabíamos que as primeiras eleições em que o partido participava seriam momentos de grande importância na implantação e consolidação do partido. Apesar de ter como certa a não eleição de nenhum deputado, teríamos tudo a ganhar com a possibilidade de passar a mensagem de mudança baseada no reconhecimento do mérito como factor agregador dos portugueses em detrimento de ideologias ultrapassadas que apenas dividem os portugueses. Em política ganha-se e perde-se, e o MMS deveria perder subindo a cada acto eleitoral a sua votação e ganhando em dignidade e em utilidade para a vida política do país. O MMS, no plano nacional, não conseguiu esses objectivos, penso que quase exclusivamente por culpa própria. Os elementos diferenciadores do MMS em relação aos restante partidos ficaram muito mais difusos pela introdução de ideias políticas nas áreas da justiça e da economia que tiveram mau acolhimento e que desvirtuaram, em minha opinião, a verdadeira essência do MMS.

Estou completamente disponível para prestar esclarecimentos adicionais a todos os que os solicitarem pelo email mmsbraganca@gmail.com

Por agora, serei apenas um militante atento, com a expectativa de ver revertidas as situações que levaram à minha dissidência.


Grande abraço a todos os que acreditam no projecto político do MMS,
Sérgio Deusdado

Comentários recentes

Está de acordo com a existência de milhares de lugares de nomeação na administração pública?